top of page

Partilha Ancestral: Workshop de Capoeira e Musicalidade

  • Foto do escritor: Manauarou
    Manauarou
  • 17 de mai.
  • 2 min de leitura

O projeto "Partilha Ancestral: Workshop de Capoeira e Musicalidade" foi contemplado no Edital nº 002/2024 - Macro PNAB - Manauscult - Concultura. Sob a propositura do capoeirista, bio-instrumentista, artesão e tanoeiro Tommy Nascimento, conhecido como Professor Brucutú, a iniciativa tem como objetivo principal promover o reconhecimento e a valorização da capoeira e da musicalidade afro-brasileira, fortalecendo suas raízes ancestrais.

ree

O projeto surge da necessidade de manter viva a história e a ancestralidade que permeiam a prática da capoeira, destacando seu papel como ferramenta de construção social, humanitária e cultural. Ao resgatar e perpetuar tradições, a "Partilha Ancestral" busca influenciar o caráter e a ética dos praticantes, reforçando valores como respeito e convivência harmoniosa. Com atividades programadas para ocorrer entre os dias 19 e 24 de maio de 2025, em Manaus, o workshop é voltado a praticantes de capoeira – alunos com e sem graduação – que terão a oportunidade de vivenciar a movimentação, musicalidade e execução das formas de atuação nos estilos São Bento Pequeno e Grande da Capoeira Regional. Além disso, haverá troca de experiências e conhecimentos por meio de rodas de conversa e, ao final, um batizado para graduação e troca de cordas.

O público-alvo do projeto é diverso, incluindo crianças, jovens, adultos e idosos, com destaque para moradores de bairros periféricos de Manaus, especialmente em regiões de maior vulnerabilidade social e com menor acesso a atividades culturais e esportivas. A "Partilha Ancestral" também se propõe a ser inclusiva, acolhendo pessoas LGBTQIAPN+, negras e indígenas, adaptando as atividades conforme as capacidades e interesses de cada grupo. Para Tommy Nascimento, o Professor Brucutú, o projeto representa uma oportunidade de fortalecer a capoeira como uma prática cultural viva, que vai além do movimento corporal, resgatando valores ancestrais e promovendo a união entre diferentes gerações.

 
 
 

Comentários


bottom of page