top of page

FREAK SHOW - THE KILLERCLOWN BALL

  • Foto do escritor: Manauarou
    Manauarou
  • 24 de mai.
  • 2 min de leitura

Manaus recebe no próximo dia 13 de junho (sexta-feira), a partir das 19h, a Freak Show: The KillerClown Ball, baile ou “ball” idealizada pela Kiki House of Jabutt — também conhecida como Casco Jabutt ou Casa Jabutt, uma das casas mais atuantes da cena ballroom de Manaus.

ree

Realizada durante o Mês do Orgulho LGBTQIAPNB+, a ball propõe um olhar crítico e artístico sobre como corpos dissidentes, especialmente trans, são historicamente retratados como figuras monstruosas ou “aberrações”. Inspirada no universo dos circos de horrores e da palhaçaria sombria, a ball transforma estigma em potência, e exclusão em espetáculo. O evento contará com sete categorias, sendo uma delas surpresa, revelada apenas no dia. As demais envolvem moda, beleza e performance — com destaque para a categoria de trans performance, dividida em dois atos: o primeiro fechado para pessoas transmasc, e a segunda fechada para pessoas trans de todas as identidades. Um dos pontos altos será a homenagem ao Legendary Puri Yaguarete, referência nacional na cena ballroom, pessoa transmasc e indígena do povo Puri, irmão de povo da Princesa Ponan Jabutt (antes conhecida como Teresa Jabutt, uma das lideranças da Casco Jabutt)

A ball também reverbera debates recentes promovidos pela Casa Jabutt, como no evento “Ursinhos Carinhosos (2024)”, que abordou afetos descolonizados e transmasculinidades. Nesta edição, a arte e a performance são atravessadas pelas vivências trans e por uma crítica bem-humorada aos “shades” vividos pela casa ao longo dos anos, e tendo também o conceito de “matar a cena” com uma banca de jurades “palhaçes assassines” todes 007 e pessoas Trans/NB (007: pessoas que não fazem parte de uma house). Antes do baile, no dia 1º de junho (domingo), acontece um treino pré-ball, com roda de conversa para pessoas transmasc de Manaus, além de uma oficina prática de vogue e chant, aberta a todas as pessoas interessadas em aprender ou se aproximar da cultura ballroom, será no anfiteatro da Ponta Negra ás 16h.

Já a ball, será realizada no simbólico Botequinho do Seu Zé Pilintra, espaço carregado de axé e espiritualidade, em referência à entidade das religiões de matriz africana conhecida por representar a malandragem e o jogo — elementos que dialogam com os arlequins e palhaços do tema proposto. Durante a ball, também está prevista uma roda de conversa e uma participação do grupo “Ritmo Jabutt”, com trechos de seu mini show.

ree

SERVIÇO


Freak Show: The KillerClown Ball

Data: 13 de junho de 2025 (sexta-feira)

Horário: a partir das 19h

Local: Botequinho do Seu Zé Pilintra – Avenida Joaquim Nabuco N 2157 - Centro, ao lado do supermercado Veneza e em frente a antiga Vênus Pub

Pré-Ball: 1º de junho – Roda de conversa e treino para pessoas transmasc e demais pessoas que queiram aprender sobre a Cultura Ballroom

Horário: a partir das 16h Local: Anfiteatro da Ponta Negra

Entrada: Ingressos pelo ShotGun (link no perfil do Instagram da Casco Jabutt) ou na portaria no dia

@cascojabutt (Instagram)

 
 
 

Comentários


bottom of page