Mostra de Teatro Águas de Manaus
- Manauarou

- 5 de jul.
- 3 min de leitura

Entre os dias 9 e 17 de agosto, a capital amazonense será palco da 1ª Mostra de Teatro Águas de Manaus, uma celebração artística que promete democratizar o acesso ao teatro e valorizar a produção cultural local. Com espetáculos gratuitos em diferentes pontos da cidade — da Ponta Negra ao Jorge Teixeira, passando pelo Largo São Sebastião e teatros no Centro —, o evento reunirá companhias locais e uma atração nacional de peso: o musical “Rita Lee – Uma Autobiografia Musical”, estrelado por Mel Lisboa.
A iniciativa é do Instituto Brasileiro de Teatro (IBT), com apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresentação da Águas de Manaus e patrocínio do Grupo Tigre e do Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH). Segundo Agnaldo Moreno, do IBT, a curadoria partiu de um mapeamento detalhado da produção teatral do Amazonas, com foco em temáticas regionais e cotidianas. “Desejamos que todos se sintam parte desse movimento artístico. É uma mostra feita para o povo”, afirma. Ao todo, 30 espetáculos foram identificados no levantamento, com alguns selecionados para essa primeira edição.
Teatro como ferramenta de transformação
Pedro Augusto Freitas, diretor-presidente da Águas de Manaus, reforça o compromisso da empresa com o incentivo à cultura: “Fomentar arte também é garantir qualidade de vida. Estamos orgulhosos de promover uma programação diversa, com protagonismo de artistas locais”. A Mostra é mais uma das ações da empresa que vai além do saneamento. Desde 2018, a Águas de Manaus investe em ações sociais e culturais, como os programas Trata Bem Manaus e Tarifa Manauara, que beneficiam milhares de famílias em situação de vulnerabilidade.
CRONOGRAMA COMPLETO DOS ESPETÁCULOS

Sábado, 9 de agosto – Anfiteatro da Ponta Negra
20h – Rita Lee – Uma Autobiografia Musical (Com Mel Lisboa) - Musical sobre a trajetória da rainha do rock nacional
Domingo, 10 de agosto – Anfiteatro da Ponta Negra
17h – Tucumã e Buriti – As Brocadas do Tarumã-Açu: Grupo Jurubebas de Teatro (infantojuvenil)
19h – Encontro dos Bois Garantido e Caprichoso: Celebração da cultura popular amazonense
Sábado, 16 de agosto – Anfiteatro do Jorge Teixeira
17h – Bertholdo – Estudo nº 1 - Grupo Buia Teatro: Uma fábula sobre um tubarão que deseja se tornar humano
18h30 – Filha do Encontro das Águas - Texto de Lia Benacon: Jornada poética às raízes amazônicas
20h – Balões - Grupo Barravento: Espetáculo poético com o palhaço Caco
Domingo, 17 de agosto – Vários pontos do Centro de Manaus
15h – Menina Miúda - Ateliê 23: Uma comédia romântica recheada de imaginação
16h – Cê Virou Planta - Buia Teatro (sede): Reflexão sensível sobre o luto e a memória
17h – Teatro Lambe-Lambe - Largo São Sebastião: Microespetáculos com temáticas como arte, natureza e cultura popular
19h – Sebastião - Teatro Gebes Medeiros: Vivências de drag queens durante a Ditadura Militar, numa explosão de memórias e resistência
Sobre o Instituto Brasileiro de Teatro (IBT)
Criado em 2022, o IBT busca popularizar o teatro em todo o país, com foco em formação, descentralização e incentivo à produção. Com ações estruturantes voltadas para artistas, o instituto tem ampliado as possibilidades de acesso à cultura. A Mostra Águas de Manaus não apenas promove acesso gratuito à arte como valoriza a produção teatral amazonensee reforça a importância de políticas públicas e incentivos privados na construção de uma cidade mais humana, criativa e diversa.



Comentários