Arte no Busão: projeto leva obras em linhas de ônibus da cidade
- Manauarou

- 13 de ago.
- 3 min de leitura
Exposição itinerante ocupa ônibus do transporte público com obras de artistas do Amazonas

Manaus recebe, a partir desta quarta-feira (13/08), a abertura oficial da exposição itinerante do projeto Arte no Busão. Ao longo do próximo mês, 10 obras de artistas amazônidas irão circular pela cidade, transformando o transporte coletivo em uma galeria a céu aberto e levando arte para milhares de pessoas diariamente.
“O projeto não só me permite expor minha arte, mas também estar ao lado de artistas talentosos e democratizar a arte, levando-a ao dia a dia das pessoas sem que precisem pagar ingresso ou se deslocar até um espaço cultural. Tudo fica ainda mais especial por saber que minha obra vai circular na linha 219, onde andei de ônibus pela primeira vez em Manaus, no bairro do Planalto, e minhas tias, que sempre me apoiam, estão orgulhosas que minha arte está alcançando a cidade”, compartilha Diogo Trindade, artista parintinense selecionado com uma ilustração sobre a lenda amazônica Boiúna.
Os 10 artistas selecionados para esta edição, terão suas obras em movimento pelas ruas de Manaus, alcançando públicos diversos em seus deslocamentos diários. Cada criação será exibida em uma linha específica do transporte coletivo: Margem do Rio na 129, Gabi Mescarello na 612, Juan Carvalho na 010, Raquel Teixeira na 113, Dani Maresia na 122, Dayane Cruz na 008, Turenko na 013, Arquimago na 211, Diogo Trindade na 219 e Denis LDO na 227. Dessa forma, a exposição percorre todas as zonas da cidade, transformando os ônibus em uma verdadeira galeria em movimento.
Ao ocupar um espaço urbano de grande circulação, transporte coletivo de Manaus, utilizado por mais de 500 mil pessoas todos os dias, o Arte no Busão democratiza o acesso à arte, estimula novos olhares sobre o cotidiano e dá visibilidade à produção artística local. “Estou muito feliz por participar junto com toda essa juventude e por ocuparmos o espaço urbano de uma forma ao mesmo tempo alegre e crítica. Acho que vamos cumprir um bom papel, transmitindo uma mensagem para as pessoas que circulam pelas paradas e pelos coletivos, e oferecendo acesso à arte para quem normalmente não frequenta galerias. Estamos, de certa forma, levando a galeria até o público”, declarou Turenko, artista selecionado com a obra Amazônia Ancestral.
O projeto nasce como resposta às desigualdades culturais enfrentadas na região Norte, que, segundo o IBGE, registra os menores índices de acesso a equipamentos como cinemas, museus e teatros. Em cerca de 70% dos municípios da região, os moradores precisam viajar por mais de uma hora para chegar até a cidade mais próxima com um museu. A seleção contemplou artistas de Manaus e Parintins, reunindo pessoas diversas em gênero, raça, pertencimento à comunidade LGBTQIAPN+ e diferentes gerações, refletindo a pluralidade de vivências do Amazonas. As obras abordam identidades, cotidianos e imaginários locais, transformando o transporte público em um espaço de sensibilidade, memória e imaginação.
“Ao ver os ônibus sendo envelopados, senti uma grandiosidade enorme dentro de mim, percebendo a potência do Arte no Busão, tanto para os artistas quanto para o público. Fiquei refletindo sobre o quanto nossa cidade merece esse projeto, o quanto ele é importante para quem está na rua, para quem está na correria e até para quem está tranquilo. Imaginei a reação das pessoas, como as obras podem evocar boas memórias, e até crianças pulando de entusiasmo ao ver uma obra gigante”, afirma Sarah Campelo, curadora e diretora geral do projeto.

Sobre o Arte no Busão
O Arte no Busão é uma exposição itinerante de artes visuais que utiliza ônibus do transporte público de Manaus como suporte para levar arte, cultura e afeto a toda a cidade. Criado para democratizar o acesso à arte em espaços urbanos não convencionais, o projeto visa valorizar artistas locais, especialmente de grupos historicamente minorizados, e transformar o transporte coletivo em um espaço de encontro, sensibilidade e reflexão. As obras, impressas em grande formato, são aplicadas na parte traseira dos ônibus, circulando por todas as zonas da capital e alcançando milhares de pessoas todos os dias. O Arte no Busão foi contemplado no Edital Macro de Chamamento Público nº 002/2024, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB (Lei nº 14.399/2022), por meio do CONCULTURA – Conselho Municipal de Cultura de Manaus.



Comentários